O São João 2020, definitivamente, não será o mesmo dos outros anos. Dez prefeitos, responsáveis pelas maiores celebrações do interior da Bahia, decidiram cancelar a realização das festas de São João e São Pedro. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (6/4), após reunião realizada por videoconferência. O objetivo é seguir as orientações determinadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde e evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19. Confira  lista: 

-Senhor do Bomfim

-Irecê

-Seabra

-Miguel Calmon

-Amargosa

-Cruz das Almas 

-Itaberaba

-Santo Antônio de Jesus

-Piritiba

-Ibicuí

No encontro, foram debatidos os impactos dessa decisão. Com base nos estudos científicos, que sugerem que o  pico de contaminação pelo coronavírus acontecerá nos meses de maio e junho, ficou decidido que a manutenção dos eventos colocaria em risco a vida de milhares de pessoas.

Esse cenário de incerteza prejudicaria, ainda, o planejamento, uma vez que comerciantes, fornecedores, artistas e, fundamentalmente, o poder público, precisam de tempo para organizar as festas, que envolvem a participação de milhares de pessoas.

Os gestores pontuaram, ainda, a crise econômica que será enfrentada pelo mundo, por conta da pandemia, e a necessidade de reverter o dinheiro para áreas prioritárias no momento, como a da saúde. 

Além das festas oficiais, qualquer outra celebração também está proibida nos municípios, que publicarão o cancelamento, ainda hoje, em seus diários oficiais.