Um Projeto de Lei que adia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano por conta da pandemia do novo coronavírus será votado na sessão do Senado desta terça-feira (19/5). O PL foi proposto pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) e poderá sofrer alterações durante a votação na Casa.

O prazo do período de inscrições encerra na sexta-feira (29/5). As provas impressas estão previstas de acordo o cronograma deste ano para serem aplicadas em 1º e 8 de novembro e as digitais estão para os dias 22 e 29 de novembro. 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, participou da reunião de líderes do Senado no início do mês e pediu para que os senadores não votassem a proposta, pois o Ministério tem avaliado a situação. Segundo Weintraub, se for necessário fará o adiamento das provas do Enem 2020.

O presidente Jair Bolsonaro declarou que o Enem poderá ser adiado, mas deverá acontecer ainda em 2020, todavia ele aguarda posicionamento do Ministério da Educação (MEC).

"O Enem, estou conversando com o Weintraub, né? Se for o caso, atrasa um pouco, mas tem de ser aplicado esse ano", disse Bolsonaro.