No desfile das campeãs no Sambódromo do Anhembi na madrugada deste domingo, 18, a Acadêmicos da Tatuapé trouxe novamente as particularidades da história de Mata de São João, que a ajudou a conquistar o terceiro lugar no grupo especial durante o carnaval deste ano, com o enredo "Uma Joia Rara da Bahia - Símbolo de Preservação".
Para Rosângela Nunes (Ró de Nuca), agente cultural, a homenagem foi mais do que um desfile. "O que vimos aqui foi um resgate da autoestima e uma afirmação da força cultural da população Matense", disse.
Iuri Shimada, coordenador de eventos do município, destacou a parceria da prefeitura, descrevendo o desfile como um "golaço" que provocou arrepios nos espectadores, sejam moradores ou não.
Alexandre Rossi, Secretário de Turismo, expressou a emoção de ver Mata de São João representada com tantos detalhes no sambódromo. "Tivemos aqui no dia do desfile e retornar agora com as campeãs em cena é uma emoção dobrada e a gente fica muito feliz. Nosso povo merece", afirmou.
O enredo abordou elementos como o artesanato com o barro, a chegada dos portugueses em solo Matense, o projeto Tamar que se dedica aos cuidados com as tartarugas marinhas (manejo, conservação e pesquisa). A exploração do petróleo, na Zona Rural, e o encontro do rio com o mar, em Imbassai, também chamaram atenção.
Elementos simbólicos da religiosidade e culinária, foram cuidadosamente representados, e o verde predominante destacou a importância da preservação das matas e riquezas naturais do município.
Autoria: Mata Noticias/Ascom