Publicado em 26/08/2024 18h58

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Evandro Florentino, revela em entrevista sua trajetória de luta e conquistas

.

O camaçariense Evandro Florentino, 57 anos, assumiu a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, no início de 2023, e desde então tem buscado fazer uma gestão democrática, combativa e atuante, para atender as demandas dos trabalhadores do município. Funcionário da segunda turma da empresa Ford, o gestor passou por diversas pastas, até assumir a liderança da entidade.
Evandro se envolveu com o sindicato, desde a sua fundação em 2002, passando pelo jurídico, secretaria geral e de administração de finanças, antes de assumir a presidência. “Tenho uma certa bagagem dentro do sindicato, acompanhei o seu início, desde quando a sede era uma casinha aqui ao lado desta estrutura onde estamos hoje. O sindicato comprou esse espaço e construímos do zero esse prédio. Então, vi nascer esse importante equipamento de defesa do direito dos trabalhadores e de transformação social”, pontuou.
Com a saída da Ford de Camaçari, a receita do sindicato passou a vir somente de empresas de manutenção do Polo Industrial, o que tem tornado a administração da entidade um desafio. “É uma renda nada confortável para o sindicato sobreviver e promover suas atividades, porque temos despesas grandes para manter um prédio como esse, temos o Clube dos Metalúrgicos em Jauá que é uma manutenção cara e por isso está fechado, onde a gente ofertava alguns eventos para os trabalhadores, além dos finais de semana de lazer para os metalúrgicos e seus convidados. Por isso, a gente precisa da colaboração dos empregados, para que possamos manter aquele padrão que tínhamos na sede com advogados, médico ocupacional, cursos educacionais com o saudoso professor Jorge Portugal, com o professor Pasquale Neto, eles davam aula aqui. Então, nossa intenção é não somente defender o trabalhador, mas também garantir outros importantes serviços”, exaltou o presidente.
Em relação a instalação da montadora chinesa BYD no município, e a expectativa dos trabalhadores sobre a geração de empregos, Evandro destaca que os profissionais do município e da região metropolitana são prioridade. “Isso é muito importante para a gente, porque vai ajudar muito no desenvolvimento não só de Camaçari, mas ainda tem um atraso na montagem das máquinas devido as chuvas. O planejamento é que até o final do ano comecem as contratações, e a priori é que sejam contratados os trabalhadores que participaram do curso da Setre, do governo do estado, que estejam aptos para as vagas, e isso quem vai determinar é a empresa. Nós estamos esperançosos porque vai ter emprego pra muita gente. O sindicato está cobrando da BYD esse compromisso de contratações, estamos em cima”, afirmou.
Para finalizar a entrevista, o presidente deixou uma mensagem para os metalúrgicos. “Peço que confiem nesta presidência, nossas intenções são as melhores possíveis, nós queremos trazer qualidade de vida através da luta por mais vagas no mercado de trabalho, qualificação profissional, saúde, assistência social e educação. Esse sindicato ainda tem muito a ofertar aos trabalhadores metalúrgicos de Camaçari, mas precisamos da confiança e participação de todos”, concluiu Evandro Florentino.

Autoria: Visão Diária/Ivani Gonçalves

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2025 © www.matanoticias.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@matanoticias.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9 9137-3598
Desenvolvimento: Tecnosites