
Mais dois novos casos de "Monkeypox", doença conhecida como "varíola dos macacos", foram confirmados em Salvador. O quarto e quinto casos foram confirmados nesta segunda-feira (25/7) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Os pacientes com quadro confirmado são do sexo masculino, têm 29 e 34 anos, são residentes na capital baiana e tiveram o início dos sintomas no último dia 4 de julho. Eles não precisaram de hospitalização e seguem em isolamento em domicílio, com boa evolução. Os dois tiveram contato próximo e apresentaram febre de início súbito, dor lombar, erupção cutânea e dor de cabeça.
Dentre os casos suspeitos residentes em Salvador, dos cinco confirmados para a Monkeypox, quatro foram detectados por critério laboratorial e um por critério clínico-epidemiológico. Todos os pacientes são do sexo masculino e mediana de idade de 29 anos.
Em relação às manifestações clínicas, todos os casos apresentaram febre, adenomegalia e erupções cutâneas. Dos casos confirmados, dois (40%) são residentes do Distrito Sanitário (DS) Barra/Rio Vermelho e três (60%) do DS Cabula/Beiru.
Autoria: Aratu Online